Cremers promoveu o debate dos cuidados no final da vida

Cremers promoveu o debate dos cuidados no final da vida

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) promoveu, na quinta-feira (1º), às 19h, o Cremers Debate: Morte, Cuidado Paliativo e Terminalidade, com a participação dos médicos intensivistas Edison Moraes, Paulo Ricardo Cardoso e Rodrigo Kappel Castilho. O evento foi aberto ao público e aconteceu no Auditório do Cremers (Avenida Princesa Isabel, 921), em Porto Alegre.

“O final de vida merece tanta beleza, cuidado e respeito quanto o seu começo”, afirma o médico e conselheiro Fabiano Nagel, organizador do Cremers Debate. Nesta edição, o evento teve por objetivo trazer à tona os princípios éticos que envolvem a morte como parte complementar da vida física e como fenômeno complexo e dotado de sentimentos que precisam ser discutidos. 

“Com o avanço da medicina moderna, a vida pode ser prolongada a despeito de doenças sérias. Mas, inevitavelmente, haverá um momento a partir do qual a discussão sobre terminalidade, a instituição de cuidados paliativos e a proximidade da morte se tornam assuntos mandatórios e fundamentais para que o sofrimento relacionado a esse processo seja o menor possível e para que a compreensão por parte do paciente e de seus familiares permita que mitos e temores sejam desfeitos”, explicou o conselheiro do Cremers.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cremers

Deixe um comentário

Envie um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *