Dr. Edmond Barras - Artigo: Um aplicativo para gerenciar a dor nas costas

Dr. Edmond Barras - Artigo: Um aplicativo para gerenciar a dor nas costas

A Assistência Médica da Seguridade Social da França disponibilizou um aplicativo gratuito para iOS e Android que ajuda a pessoa a lutar contra as dores nas costas. Esse aplicativo denominado Activ’Dos recebeu em dezembro último o Troféu de Saúde Móvel para o Grande Público. Trata-se de uma ferramenta que ajuda na prevenção da lombalgia e também orienta como se comportar quando as dores aparecem. Esse aplicativo foi desenvolvido com a colaboração de médicos clínicos gerais, médicos do trabalho, reumatologistas, fisioterapeutas e instrutores de educação física sendo que os primeiros testes foram feitos com funcionários da própria Assistência Médica com queixas de dores nas costas.

A nossa coluna vertebral é uma estrutura muito sólida. Ela sustenta o tronco e todo o corpo de maneira geral, protege a medula espinhal ao mesmo tempo em que permite a mobilidade, que é uma das suas principais funções. As atividades físicas proporcionam a maleabilidade dos ligamentos que unem as vértebras e fortalecem os músculos que se encarregam de mover o nosso tronco, mantendo-o estável. Sem atividade física as nossas costas “enferrujam” e podem aparecer dores. Frequentemente essas dores são consequentes às más posturas que adotamos sem nos darmos conta. O aplicativo trás soluções simples para executar gestos saudáveis e que se tornem rotineiros. O aplicativo se divide em três partes.

Na primeira, há orientações sobre a coluna e sobre a dor lombar através de informações e questões. Por exemplo, como saber se jogar tênis é um esporte adequado em casos de dor lombar? Ou, posso passar roupa sentado? Qual a melhor posição para cuidar das minhas plantas?

Na segunda parte ele permite o acesso pelo smartphone a informações para aprender exercícios de relaxamento, alongamento e musculação que podem ser feitos no trabalho, em casa, bem como os gestos corretos do dia a dia, tais como carregar uma bolsa, cuidar da casa, trabalhar na cozinha. Tudo em formato de vídeo ou animação. Os exercícios podem ser propostos de forma individual “à la carte” ou através de uma série de sessões que englobam vários exercícios, que podem ser selecionados conforme o nível de dificuldade, tipo e a possibilidade de serem feitos durante o horário de trabalho.

Na terceira parte o Activ’Dos fornece um acompanhamento das atividades da pessoa, como estímulos periódicos para mantê-las e desenvolvê-las ao mesmo tempo em que supervisona eventuais dores. Mensagens alertam sobre as sessões de exercícios programados e fornece orientações. No aplicativo estão disponíveis todas as sessões de exercícios já realizados bem como os futuros.

A lombalgia é uma queixa muito comum na população em geral, estima-se que 80% das pessoas entrevistadas em vários estudos relataram já terem tido episódio de dor. O objetivo principal do aplicativo Activ’Dos é lutar contra o antigo conceito que recomendava que o alívio das dores nas costas o repouso era essencial, sendo que o conceito atual é exatamente o oposto. Quando será que teremos um Activ’Dos tupiniquim?

Dr. Edmond Barras formou-se em 1973 pela Faculdade de Medicina da USP. Foi residente-estrangeiro do Hopitaux de Paris em 1976 e 1977 e médico assistente no Hospital Pitié-Salpetrière, em Paris. Em 1978, fundou o Serviço de Clínica e Cirurgia da Coluna Vertebral da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que dirige até hoje, além de ter participado de congressos no Brasil e exterior e ter inúmeros estudos e trabalhos publicados, sempre relacionados à coluna vertebral.

Deixe um comentário

Envie um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *